sábado, 3 de noviembre de 2012

Buena suerte a todos los alumnos que van hacer el examen en lengua espanhola.

Espanhol no Enem traz textos curtos; veja cinco dicas para se dar bem na prova
Textos curtos e de fácil compreensão podem ser considerados marcas da prova de língua estrangeira do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Outra característica do exame é utilizar poemas, letras de músicas e tirinhas nas questões de inglês e espanhol.
“Nos últimos dois anos, o Enem teve um texto para cada pergunta. Eles costumam ser menores e variam entre texto escrito, tirinha, música, já teve até cartão postal. A intenção é que o candidato consiga ler mais rápido e responder em menos tempo”, afirmou Cintia Capellato, professora de inglês da Oficina do Estudante.

Confira dicas para a prova de língua estrangeira do Enem

Cuidado com os falsos cognatos: Há uma série de palavras que têm significado diferente do que aparentam ter. "Actually" (verdadeiramente), "pretend" (fingir, simular), "intend" (pretender) são exemplos de palavras em inglês que enganam na hora da interpretação de texto. Em espanhol, por exemplo, "camello" com dois "l" se refere ao animal (foto) ou ainda a "pequeno traficante de drogas"; já "camelo", com apenas um "l" não tem nenhuma relação com o animal e pode significar uma "notícia falsa", "simulação" ou "fingimento". As dicas são da coordenadora do Flash! Idiomas Allyne Turano. Mai

“É importante lembrar que a língua estrangeira só passou a fazer parte do exame em 2010. Com isso, só temos duas provas para usar como base para estudos. Ambas utilizaram imagens e textos não tão comuns às provas de inglês, como letra de música e poema. Todos os textos foram pequenos e de fácil compreensão, sem pegadinhas”, disse Allyne Turano, coordenadora do Flash! Idiomas.
De acordo com Cintia Capellato, a primeira leitura dos textos deve ser uma “leitura compreensiva”, sem querer achar as respostas logo de cara. Nessa leitura, o candidato deve prestar atenção nas palavras que ele conhece e não se preocupar com aquelas que ele nem imagina qual seja o significado: “Se o candidato não se assustar, pode perceber que aquela palavra que ele não conhece às vezes não é essencial para o texto. Na hora da prova ele deve usar aquilo que ele sabe”. 

Como nos vestibulares, o treino com provas de anos anteriores, de outros processos seletivos e a leitura de textos em inglês ou espanhol também são atitudes recomendadas para os candidatos que querem conseguir uma boa nota na prova de língua estrangeira. “O candidato deve praticar para conseguir encontrar a mensagem principal do texto. Qualquer tipo de leitura e simulados ajuda a trazer bagagem para o estudante e ele se sente mais seguro para responder”, afirmou Cintia.
Segundo a professora, os temas utilizados na prova geral também costumam ser abordados nas perguntas de língua estrangeira. Ela afirma que o foco do exame não é a gramática. “A preparação que o candidato faz para a redação e atualidades vai favorecer, com certeza, na prova de línguas. A prova não requer tanto conhecimento gramatical, é uma mistura - depende um pouco de gramática, mas também do entendimento da situação, que muitas vezes é cotidiana”, explicou.
Fonte:http://noticias.bol.uol.com.br/educacao/2012/10/26/enem-2012-ingles-e-espanhol-no-enem-trazem-textos-curtos-veja-cinco-dicas-para-se-dar-bem-na-prova.jhtm

1 comentario:

  1. El idioma español es una lengua considerada demasiado fácil para los brasileños tener palabras afines ... así que aquí os dejo mis gratidoes Elisângela profesor y deseo buena suerte a todos.

    ResponderEliminar

LECTURAS

Seguidores en este sitio

Conectados por el email