miércoles, 6 de febrero de 2013

Carnaval na Argentina


Extinto desde 1977, devido à ditadura militar, o feriado do carnaval argentino foi retomado no ano de 2011. 
Apesar de o carnaval de lá ser ainda mais tímido que o brasileiro,também se manifesta em diversas cidades do país e com características regionais bem marcadas.

Carnaval em Entre Rios

O carnaval mais conhecido da Argentina é o carnaval de Gualeguaychu em Entre Rios, que é a província ao norte de Buenos Aires.
É considerado um dos melhores carnavais do mundo, depois dos brasileiros e do de Veneza.
Apesar de  apresentar claramente um toque rioplatense, lembra muito o carnaval carioca e paulistano  devido aos seus carros alegóricos que desfilam em um “corsódromo” (espécie de sambódromo).

Carnaval em Buenos Aires

Na maioria dos bairros de Buenos Aires há pontos onde  a circulação de veículos é impedida para deixar livre a passagem das murgas, que são grupos de música e dança.
Um endereço conhecido do carnaval portenho é a esquina da Avenida San Juan e Boedo.
As pessoas se fantasiam e há uma mini-bateria que toca uma mistura de candombe, cumbia e outros ritmos africanos.
Eu já fui assistir uma apresentação grande de murgas em San Telmo e achei maravilhosa. Imagino que no carnaval devem caprichar ainda mais.

Carnavais Norteños

Os carnavais do norte argentino são marcadamente diferentes dos celebrados em outras regiões do país por serem caracterizados por tradições pertencentes
à civilização indígena pré-hispânica.
O destaque é o de Jujuy, que se celebra especialmente na Quebrada de Humahuaca, onde está uma das paisagens mais impressionantes e lindas que já vi.
Eles valorizam as tradições e festejam bastante. Uma semana antes do carnaval há carnavalitos e bailecitos, onde todos dançam os bailes típicos fantasiados de diabos.

Carnavais em San Luis

Um novidade na Argentina são os carnavais na cidade de San Luis (na Provincia de San Luis, que está entre Buenos Aires e Mendoza).
A festa é divulgada como “O carnaval do Rio em San Luis”. Eles “importam” as escolas do carnaval do Rio de Janeiro para se reapresentarem aqui após as festas brasileiras.
Na página oficial da festa,  clicando nesse link, dá para entender em segundos do que se trata!
Fonte: http://buenosaireseconomica.wordpress.com/2013/01/25/carnaval-em-buenos-aires/

1 comentario:

  1. Carnaval en todas partes debe ser grande, imagino que en diferente.O Agentina no carnal en Brasil y excelente.

    ResponderEliminar

LECTURAS

Seguidores en este sitio