martes, 2 de octubre de 2012

Dicas para se dar bem nas provas de inglês e espanhol do Enem 2012

26/09/2012
Universia Brasil realizou o mapeamento das provas de inglês e espanhol do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Identificamos a melhor maneira de estudar para essas provas. Confira as dicas


dicas-se-dar-bem-provas-ingles-espanhol-Enem-noticias
Crédito: Shutterstock.com
As provas de idiomas são cobradas no exame apenas há duas edições e está claro que a única competência cobrada é a interpretação
 
A Universia Brasil mapeou as provas de inglês e espanhol do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas de idiomas são cobradas no exame apenas há duas edições - a primeira prova de idiomas do Enem aconteceu no ano de 2010. Está claro que a única competência cobrada dos candidatos em essas provas é simplesmente interpretação de texto.
 
» Como usar as cores para estudar para o Enem
» 50 links essenciais para o Enem 2012
» Todas as notícias sobre o Enem 2012
 
Embora pareçam assustadoras, as provas de inglês e espanhol não exigem tanto do candidato. Muitos professores do País chegam a considerá-las provas de nível médio e fácil, respectivamente.
 
A professora de inglês Cíntia Capello, do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, explica que tudo que o candidato precisa fazer é identificar a ideia central do texto. As questões não são aprofundadas. Para facilitar ainda mais, as alternativas são oferecidas em português. O que o estudante precisa é um bom conhecimento geral, além de ter a capacidade de encontrar a ideia principal que o texto oferece. Isso já é suficiente para se sair bem nas questões, comenta.
 
O professor de espanhol Hernan Bastidas, também do cursinho Oficina do Estudante, acrescenta que se o estudante for bom de interpretação na língua portuguesa, certamente não terá dificuldade na língua espanhola. São línguas bastante próximas, o que facilita a vida do estudante. Então, se ele for bom no português, sem dúvida se sairá bem no teste de espanhol. Os estudantes são treinados para interpretar durante a vida toda, não existe segredo, afirma.
 
Portanto, o truque para arrasar na prova de idiomas do Enem 2012 é desenvolver cada vez mais a sua capacidade de interpretação. Treinar com músicas e textos com linguagens próximas às cobradas na prova pode ser uma ótima estratégia. O estudante pode aproveitar as últimas provas, especialmente porque apareceram muitos quadrinhos, tirinhas e cartoons. Além disso, ele pode visitar sites de revistas como a Times, a SpeakUp e a The Economist, que tratam de atualidades e têm uma linguagem mais simples, aponta a professora Cíntia.
 
Já se você optou pelo espanhol, uma boa saída é contar com a ajuda dos simulados online. De acordo com o professor Bastidas, essa é a melhor maneira de desenvolver a interpretação e ainda aumentar seu vocabulário. O estudante pode treinar com as provas dos anos anteriores e procurar simulados de outras universidades e vestibulares. Uma simples busca no Google vai dar diversas opções para ele, esclarece.
 
Confira a seguir 5 novas dicas para arrasar nas provas de espanhol do Enem, segundo os professores do cursinho Oficina do Estudante:


5 dicas para arrasar na prova de Espanhol:

Como arrasar na prova de espanhol do Enem 2012: 1. Atenção com os falsos amigos

Atenção com as pegadinhas que podem surgir na prova. Embora o espanhol seja uma língua próxima do português, muitas palavras têm significados diferentes. E importante ficar atento a isso.  
 

Como arrasar na prova de espanhol do Enem 2012: 2. Treino

Assim como na prova de inglês, o estudante precisa desenvolver sua habilidade de interpretação para a prova de espanhol. Vale praticar em simulados online. Para ser bom na interpretação da língua espanhola, o estudante tem que ser muito bom em português. Isso só pode ser alcançado com muito treino. Ler é fundamental.  
 

Como arrasar na prova de espanhol do Enem: 3. Leitura despretensiosa

Durante a prova de espanhol do Enem 2012, ler o texto uma vez de maneira despretensiosa é o ideal para entender o contexto que está sendo oferecido. É interessante fazer essa primeira leitura sem buscar nada, apenas com a intenção de entender o que está acontecendo.  
 

Como arrasar na prova de espanhol do Enem 2012: 4. Leitura específica

Depois da primeira leitura do texto sem compromisso, a tática agora é fazer uma segunda leitura depois de ter dado uma olhada nas alternativas. Com certeza, você vai voltar ao texto buscando especificamente aquilo que está sendo cobrado.  

Como arrasar na prova de espanhol do Enem 2012: 5. Sorte

Em geral, a prova de espanhol do Enem tem um nível de dificuldade bastante fácil, e pode ser resolvida sem grandes problemas. Entretanto, se você realmente não entender nada e quiser chutar a resposta, você vai precisar de sorte. Não existe um truque de probabilidade capaz de ajudar. O que você tem que fazer é entender o que está acontecendo no texto. Por isso, estude e boa sorte!  
 


 

3 comentarios:

  1. Muito bom a proposta pro enem pois ajuda a varios alunos que tem dificuldade de interpreta, para os alunos que é a primeira prova do enem nunca teve uma oportunidade agora o aluno vai ter a oportunidade e o blog ajuda bastante...
    parabéns!!!!!

    ResponderEliminar
  2. estudiantes con estos consejos Nois va a arruinar en ENEM

    ResponderEliminar
  3. es necesario estudiar mucho y siga estas reglas, porque la enseñanza es muy

    ResponderEliminar

LECTURAS

Seguidores en este sitio