domingo, 10 de junio de 2012



 
As inscrições para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) começaram nesta segunda-feira (28) e podem ser feitas pela através do site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/.  O prazo vai até as 23h59 de 15 de junho e a taxa de R$ 35,00 pode ser paga até o dia 20 de junho. Os estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública não precisam pagar a taxa.
A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em algumas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni) em universidades privadas.
Além da data de inscrição é importante ficar por dentro das datas das provas, gabarito e do resultado final. Anote na sua agenda!
Provas: 3 de novembro – sábado (das 13 h às 17h30) – Ciências Humanas e Ciências da Natureza
4 de novembro – domingo (das 13h às 18h30) – Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática
Gabarito: 7 de novembro
Resultado final: 28 de dezembro.
O Enem será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada.
Mudança
As redações receberão notas para cinco itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa. Cada um dos corretores deverá atribuir nota de zero a 200 pontos para cada uma dessas competências.
O procedimento realizado quando houver discrepância entre as notas dadas pelos corretores também mudou. Até o ano passado, um texto era corrigido por dois especialistas e só passaria para um terceiro se houvesse diferença de nota superior a 300 pontos.
Agora, a discrepância máxima entre as notas caiu para 200 pontos na nota total ou 80 pontos em cada uma das competências. Acima disso, a redação passará para um terceiro corretor e a nota final será a média aritmética simples das notas mais próximas.
Além disso, a partir deste ano, todos os candidatos poderão ter acesso a sua redação corrigida.
As provas serão somente em novembro, mas é importante se preparar desde já para garantir tempo suficiente de estudar toda a matéria.
Bons estudos!










1 comentario:

  1. El ENEM es una gran oportunidad para el mercado laboral, requiere mucho más estudio

    ResponderEliminar

LECTURAS

Seguidores en este sitio